Abra a sua casa

Damáris Maia
3 min readJun 14, 2022

--

Quando chegamos aqui no Sul do Chile, estávamos em pandemia, ninguém podia sair de casa, começamos a nos conectar com algumas famílias da cidade pela internet, e assim que tínhamos a oportunidade íamos visita-las em casa. Nesse tempo algo começou a doer no meu coração. Via as mulheres esgotadas e estressadas com os filhos em casa 24 horas, tendo que se organizar com aulas on-line mais os cuidados que uma casa demanda e algumas que também tinham um trabalho fora. Entre uma visita e outra eu pensava: “Essas mulheres precisam se conhecer e caminhar juntas! Como seria bom alguém que pudesse dar um bom estudo bíblico e dirigir um tempo de oração umas pelas outras, isso faria muito bem pra todas elas.”

É claro que eu não me via capaz de ser essa pessoa, todas elas já eram mães e esposas muito mais experientes que eu, eu era só uma ‘menina’, recém casada, com uma bebê de 1 ano. Mulheres com os filhos já na universidade ou prestes a se casar e mesmo que algumas tinham a idade próxima a minha, viviam uma outra realidade, já com seus mais de 10 anos de casamento e 3 filhos.

O que eu poderia oferecer a essas mulheres tão cansadas?

Logo eu, ainda tão fragilizada pelo puerpério, me adaptando a uma nova cidade, sem nenhuma rede de apoio, sabia que não teria nem tempo, nem a capacidade para isso, entendia minhas limitações.

Eu não queria, tinha medo.

“Abra sua casa”.

Essas palavras me rodeavam o tempo todo e eu sabia que vinham de Deus.

Mas se eu fosse abrir minha casa teria que me comprometer em ter ela limpa e minimamente organizada e quem cuidaria da minha filha nesse tempo? Impossível!

Conversei com meu esposo, ele me encorajou, e se comprometeu também em fazer dar certo, e não somente ele, fui encorajada pelo Espírito Santo, que me lembrou que estaria comigo e que era Ele quem faria as coisas acontecerem.

Até que um dia, ainda com medo, enviei uma mensagem pra elas e abri minha casa. Assei pão de queijo, um bolo e esquentei a água pro chá. Elas chegaram, trouxeram mais comida e desabafaram. As convidei para um novo encontro, elas voltaram com mais comida, mas dessa vez me preparei com um estudo bíblico então, estudamos juntas. Desde então, nos reunimos aos sábados, para compartilhar e estudar a Bíblia.

O que antes me atemorizava tanto e me parecia uma carga a mais, se tornou fonte de refrigério e de descanso para a alma, porque eu entendi que esse espaço não era sobre mim, nem sobre meu desempenho, era sobre Ele.

Não precisava mostrar minha casa impecável, meus dotes culinários, nem meu conhecimento bíblico, elas não estavam ali pra isso, estávamos todas juntas para conhecer mais a Deus.

Eu espero e desejo que todas as mulheres tenham esse espaço, não caminhem sozinhas. E se você ainda não vive isso, quero te encorajar: Você tem uma casa? Tem uma Bíblia? Tem o Espírito Santo? Então você tem mais do que o suficiente para começar.

--

--

Damáris Maia

Brasileira vivendo no Chile. Discípula de Jesus, esposa, mãe e psicóloga.