Vida devocional e filhos pequenos

Damáris Maia
6 min readJul 9, 2021

--

Foi um desses dias terríveis, eu estava a ponto de chorar de tanto cansaço, não ia suportar mais uma noite com a minha filha acordando a cada hora. Estava exausta e finalmente fiz uma oração, pedindo a Deus que me desse algumas horinhas de sono. Fecho os olhos e nem lembro como dormi, olho o relógio e já são 6h30! Não podia acreditar que tinha dormido uma noite toda. Estava renovada, feliz e emocionada, então comecei a dar graças a Deus, porque claramente ele tinha respondido minha oração.

No dia seguinte tinha toda a motivação para seguir em oração, ler a Bíblia, ter uma rotina impecável, mas tudo desandou. Me desorganizei em tudo o que tinha pra fazer, me irritei e terminei o dia exausta outra vez. Me senti frustrada e culpada por não conseguir organizar bem meus tempos. Uma sensação de vergonha por querer falar com Deus e pedir outra vez uma noite de descanso, sendo que não tinha priorizado meu tempo com Ele. O único que pude fazer foi uma tímida oração: “Perdão Deus, me ajude.”

Muitas mães com filhos pequenos, assim como eu, terminam tendo a relação com Deus resumida a pedir ajuda. Justificamos com a falta de tempo, sentimos culpa por não conseguir organizar bem uma rotina, então a solução se torna uma oração rápida e um versículo lido sem muita profundidade.

Se você se identificou com algo até agora, escrevo esse texto pra você e hoje quero te compartilhar algumas coisas que tenho aprendido e também ideias práticas que nos podem ajudar.

  1. Chega de desculpa como: “Não tenho tempo”

Percebi que esse tempo devocional que eu tanto queria havia se tornado um ídolo no meu coração. Tentei provar pra mim mesma que se tratava de Deus, mas na verdade se tratava de mim. Eu idealizava um tempo de paz, um tempo tranquila, um tempo em que eu me sentisse bem e restaurada.

É claro que os tempos com Deus nos trazem tudo isso, mas esse não é o fim deles, fazemos devocional para conhecer mais a Deus, não para nos fazer sentir bem.

Eu estava buscando uma experiência, não o próprio Deus, e claro, nunca encontrava o tempo perfeito para fazê-lo. Isso me gerava frustração e culpa, nada do que eu conseguia fazer era suficiente.

Deixe de buscar o ambiente e o tempo perfeito para estar com Deus. Sua vida mudou, agora você tem novas responsabilidades e menos tempo livre. Não é preciso acalmar o ambiente, é a sua alma que deve estar tranquila diante de Deus. Busque entender a melhor maneira que funciona hoje pra você sem perder de vista o propósito desse tempo. Com calma e humildade reconheça que o necessita, não para ter um dia abençoado ou uma noite de descanso, mas porque você é completamente dependente dele, Ele é alimento para sua alma! Então simplesmente comece a buscá-lo do jeito que puder.

2. Aproveite bem o tempo

Com quase todas as mães que converso, todas confessam usar muito o celular, e não é só pra poder tirar fotos dos filhos, mas principalmente pra acessar as redes sociais. Existe um sentimento de desconexão e prazer quando vemos fotos de outras pessoas e vídeos engraçados, mas na verdade é uma armadilha, começa com uns poucos minutos só pra distrair e pode terminar virando horas perdidas. Ainda que a princípio nos traz uma sensação de prazer, consumir muito as telas nos gera estresse e ansiedade. (E muitas outras consequências no nosso coração)

A boa noticia é que o celular é fácil de segurar e podemos levar pra todo lado e também pode ser uma ferramenta muito poderosa para nos aproximar de Deus. Então, use-o ao seu favor e com sabedoria.

  • Faça uma limpa nos aplicativos e deixe os que são realmente úteis.
  • Revisa as contas que você segue e priorize seguir só as que podem te edificar. Não tenha medo de dar “unfollow”.
  • Experimente desativar as notificações!
  • Se ainda não tem, baixe o aplicativo da Bíblia e procure um bom plano de leitura bíblica.
  • Escute boas pregações e podcasts.
  • Faça uma playlist com suas músicas cristãs favoritas e cante/dance com seu bebê.
  • Tenha sempre perto um fone de ouvido, pra poder ouvir caso seu filho estiver dormindo.
  • Leia a Bíblia em voz alta, além de te edificar, vai estimular seu filho.

Tudo isso você pode fazer enquanto amamenta, troca a fralda ou brinca com seu bebê.

3. Peça ajuda

Não deveríamos estar sozinhas, deveríamos poder contar com nossa comunidade de fé. Precisamos de amigos que nos lembrem o evangelho, que nos escutem, orem por nós, que nos mandem versículos bíblicos. Amigos que nos visitem ou façam uma vídeo chamada só pra fazer uma oração ou compartilhar um devocional.

Então, escreva para uma amiga e peça ajuda específica com isso.

Se tem outras mães com filhos pequenos na sua igreja, o que acha de começar uma rede de apoio entre vocês? Para que possam compartilhar as lutas, orar juntas, ler um versículo que seja. Peçam o apoio do esposos para isso também.

4. Lembrem do evangelho em todas as situações

É muito importante ter um tempo a sós com o Senhor, mas não se trata só disso, se trata de estar com ele todo o tempo, mesmo na rotina caótica que temos.

É sobre lembrar o evangelho em todas as situações da nossa rotina, por exemplo: ir acordar sua filha com alegria, porque sabe que as misericórdias do Senhor foram renovadas e dizer: “Filha, Deus nos deu um dia mais de vida, vamos aproveitar!”

Na hora das refeições, podemos agradecer a Deus pelo que temos sobre a mesa, mas não automaticamente como quem tem pressa pra comer, ou para que a comida não esfrie, isso pode ensinar aos filhos que a oração é apenas uma obrigação e não uma expressão de gratidão e confiança no Senhor pelo alimento. É também quando você fica sem paciência, porque seu filho não te deixa tranquila, e você, respira fundo e diz: Senhor me ajude a lembrar a maneira como você me trata. com paciência, embora eu esteja sempre errada. É quando você está naquele sono profundo e seu filho te acorda de madrugada e você tem que se levantar, e atendê-lo com amor, porque o Senhor te amou primeiro. Quando você teve um dia difícil e tudo o que você quer é descansar e não fazer nada … mas seu filho chega e te chama para brincar com ele. Aí você tem que deixar todas as suas coisas, descer à altura dele, sentar e brincar, porque foi isso que Jesus fez, se despojou de toda a sua glória e veio viver conosco para servir.

E por último, mas não menos importante:

5. Aprenda a descansar na graça

Assim como você está experimentando um amor diferente e intenso por um bebê que acabou de nascer e que não fez nada para merecer o seu amor, você o ama não porque ele é obediente, ou porque ele faz algo especial, você o ama porque simplesmente é seu filho. Assim é o amor de Deus pelos seus filhos, desinteressado e incondicional. Deus não vai te amar mais porque você leu a Bíblia hoje, nem te abençoará mais ou menos porque você orou. Vamos aprender a descansar no amor de nosso pai, que nos adotou e nos aceitou como filhas, não porque fizemos algo especial, mas por graça.

Quando entendemos que podemos desfrutar da presença de Deus em todos os momentos da nossa vida, vamos nos fortalecendo e descansando ao mesmo tempo, embora façamos muitas coisas. Lembrar o evangelho em todas as situações do nosso cotidiano nos enche de força, pois lembramos que é ele quem nos fortalece.

E então poderemos repetir as palavras do apóstolo Paulo que diz em 2 Coríntios 4, versículos 16 e 17:

Portanto, não desanimamos. Ao contrário, embora por fora estejamos desgastados, por dentro nos renovamos dia após dia. Pois os sofrimentos leves e efêmeros que agora sofremos produzem uma glória eterna que vale muito mais do que todo sofrimento.

Nessa etapa de ser mãe, Deus nos dá a oportunidade de aprofundar nossa relação com ele, em meio ao choro, fraldas sujas, uma casa bagunçada, um corpo cansado mas com um coração atento a ele, e sem perder de vista que o que fazemos hoje por nossos filhos terá consequências na eternidade. O mesmo Deus que te deu a missão de ser mãe, de cuidar de um filho, é o mesmo Deus que te dará os meios para fazê-lo.

--

--

Damáris Maia

Brasileira vivendo no Chile. Discípula de Jesus, esposa, mãe e psicóloga.